Novo presidente da CGTEE aponta desafios do carvão - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Novo presidente da CGTEE aponta desafios do carvão

Novo presidente da CGTEE aponta desafios do carvão

Share This


O novo presidente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, Francisco Romário Wojcicki, declarou, ontem, em visita a Bagé, que revisará contratos e avaliará processos internos da empresa, que é investigada por acusação de associação criminosa entre empregados públicos e grupos de empresários, que teriam se  beneficiado com a venda de materiais.

"Um pente fino", como afirmou ele em entrevista coletiva, na parte da manhã, quando acompanhava solenidade de lançamento da quarta etapa do programa Jovem Aprendiz. Wojcicki assumiu a companhia no dia 10 de novembro. Apesar da convicção quanto a tais necessidades, esclarece que não está se envolvendo com o processo de investigação.

Ele priorizou falas relacionadas ao trabalho e apontou uma necessidade: alavancar o carvão. Segundo ele, a urgência pela expansão, em 2025, será notória. A demanda será urgente. "Acredito no carvão", salientou, ao ponderar sobre a existência de tecnologias capazes de gerar menos impactos ambientais. O profissional diz acreditar na geração de energia termelétrica com qualidade. "A tecnologia está presente e tem que ser desenvolvida", pontuou, ao garantir que essa será uma das pautas de sua gestão.

Sobre a companhia, apresenta, ainda, o desafio de equilibrar receitas e despesas. "Uma avaliação estrutural da empresa é necessária", disse. Fala sobre a presença iminente da Tractebel (que constrói a Usina Pampa Sul em Candiota), ao garantir que não se trata de uma concorrente. "Chega para complementar", defende.

Hoje, o consumo no país per capta é de 2,5 mil KW/H. "É baixo", avaliou. Mais energia significa conforto, qualidade de vida, alavanca a indústria, como justifica o profissional. Wojcicki atuou no Ministério de Minas e Energia por 10 anos. Tem 57 anos e é enfático: "Não tenho ligação política, sou técnico". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages